Vida Iluminada
Vida Iluminada
Objetivo dar assistência pedagógica aos portadores de necessidades especiais de visão, área de atuação assistencial, duração início em 2002 e ainda em vigência, não há um número fixo de pessoas assistidas, procuramos atender aos necessitados quando encaminhados pelas entidades, o projeto é desenvolvido pela Associação da Mulher Unimed de Ourinhos e com a Escola Municipal Josefa Navarro Lemos.
A AMU de Ourinhos atua neste projeto em parceria com a E.M.E.F. Josefa Navarro Lemos, com a Associação Assistência ao Deficiente Físico e com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e encaminha para atendimento os portadores de necessidades especiais da visão, quando solicitado. Fornece ainda, materiais didático-pedagógicos para estímulo ao aprendizado daquelas pessoas. Forneceu livros didáticos ampliados para crianças de baixa visão. A ação realizada é assistencial. Atende a todos os necessitados indiscriminadamente, não relevando a idade do assistido. Início em 2002 e ainda está em vigência. Voluntários envolvidos na ação voluntárias da AMU e especialmente a Diretora de Ação Social que ministrou aula de noções de mobilidade e braile.
Informações
É muito importante saber
- Que desde a gestação devemos cuidar para evitar problemas com a visão (mãe e filho que vai nascer).
- Conforme o caso de deficiência visual, com o auxílio de lente de aumento, a vida pode ser quase normal.
- Forçar a vista, quando ela é fraca, faz com que ela trabalhe mais e se desenvolva , isto é, o esforço é muito importante para melhorar as condições desta deficiência.
- A criança que nasce cega deve ser estimulada e receber educação especial desde cedo.
- O cego poder exercer muitas atividades, tanto no ambiente doméstico, como no trabalho.Para isso,precisa ser treinado e educado.
- Para reabilitar uma pessoa cega são necessários trabalho e dedicação.
- Se você conhece pessoas cegas ou que tenham membro da família com esse problema, oriente-as para que procurem um serviço de aconselhamento genético.Só assim elas poderão conhecer os riscos de ter filhos com o mesmo problema
Cuidados na Gravidez
- O cuidado mais importante é seguir corretamente as orientações do pré-natal.
- Doenças como rubéola, toxoplasmose podem afetar as mães e, nos 3 primeiros meses de gravidez, podem ao mesmo tempo causar cegueira e problemas neurológicos na criança.
- A sífilis também pode acometer o feto após 4 meses de gestação.
- Catarata congênita aparece nas crianças cujas mães tiveram alguma dessas doenças e o tratamento é a cirurgia, que deve ser feita o mais cedo possível, pois é a única forma de dar à crianças a possibilidade de ter alguma visão.
Cuidados com os bebês
- Ao nascer, deve ser feito o exame do reflexo luminoso vermelho nos olhos do bebê.
- Quando aparecer nos primeiros dias de vida conjuntivite (dor d'olhos) o bebê deve ser examinado pelo médico para que o tratamento seja correto.
- Procurar com urgência um médico oftalmologista quando ao nascer criança apresentar.
- Mancha branca na menina dos olhos.
- Olhos muito lacrimejantes.
- Olhos muito grandes.
- Olhos que balançam muito de um lado para o outro.
- Irritabilidade com a claridade.
Cuidados em Casa
- Não deixe ao alcance de crianças objetos cortantes ou pontiagudos, tais como facas, tesouras, garfos, chaves de fenda, lápis, canetas, varetas e arame.
- Em sítios e fazendas é preciso muito cuidado com animais, como galinhas, patos, gansos, gatos, papagaios, etc.., que podem atingir os olhos da criança com bicadas e arranhões.
- Cuidado para não deixar produtos de limpeza atingir os olhos (água sanitária, soda cáustica, álcool, detergentes, etc.) Caso isso aconteça, lave muito bem os olhos, (20 a 30 minutos) com água limpa e gelada e, somente após isso, com urgência, procure atendimento médico.
- Muitas plantas domésticas, principalmente as pontudas, as espinhosas ou aquelas que soltam líquidos leitosos(por ex: Coroa de Cristo), podem causar problemas sérios se atingirem os olhos..
Cuidados no trânsito
- Jamais leve criança, de qualquer idade, no colo, principalmente no banco da frente.
- Crianças de até 12 anos de idade devem estar sempre no banco traseiro.
- O uso do cinto de segurança é indispensável também dentro da cidade, onde se verifica a maioria dos acidentes com perfurações nos olhos.
Cuidados no Trabalho
- Nunca deixe de usar óculos de proteção se ficar exposto a poeira, inseticidas, vapores ácidos, soldas ou objetos volantes.
- Mesmo nos trabalhos domésticos devemos nos preocupar com proteção.
- Cuidado com cisco no olho (fagulha de metal, estrepes de madeira) que pode ser muito perigoso se estiver na frente da menina dos olhos(pupila). Nunca tente retirá-los com objetos caseiros.Esses casos são sempre de urgência médica.
Problemas que aparecem depois dos 40 anos de idade
- Presbiopia (vista cansada) - inevitável após os 40 anos de idade.
- Catarata - diminui a visão ao tornar opaca e esbranquiçada a menina dos olhos (pupila). Catarata em adulto não é caso de urgência e nem todas as cataratas precisam ser operadas.
- Glaucoma - aumento da pressão dentro dos olhos. O diagnóstico é feito pela medida da pressão dos olhos, num exame indolor e rápido que faz parte da rotina de uma consulta oftalmológica.
- Degeneração Senil da Mácula (afeta a parte central da retina) sua visão fica distorcida ou com uma mancha escura no centro, faça logo um exame ocular.
- Diabetes - os olhos podem ser atingidos de várias maneiras, todas elas podendo causar cegueira.