Quem não ama um bolo caseiro quentinho saído do forno? Seja no café da tarde ou na comemoração de uma data importante, um bolo feito com carinho (e as técnicas certas) sempre faz o maior sucesso.
E não tem essa de ter “mão boa”, viu? Qualquer pessoa pode garantir um resultado impecável, se seguir algumas dicas simples. Então, vamos conferir?
1. Separar os ingredientes
A base de um bom bolo são ingredientes frescos e de qualidade. E, para evitar que você se esqueça de algo importante, ou erre nas quantidades, é sempre recomendado iniciar o preparo fazendo a separação de cada item.
A temperatura importa!
O ideal é que os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Por isso, retire ovos, margarina e o que mais estiver na geladeira cerca de 30 minutos antes de iniciar o preparo.
2. Untar e enfarinhar a forma
Essa etapa é essencial para evitar que o bolo grude na forma. Espalhe primeiro a manteiga, sem deixar nenhum cantinho e, em seguida, despeje farinha suficiente para fazer uma leve camada em toda a parte interna do recipiente.
Hora de ligar o forno
Ligue o forno assim que finalizar a etapa de untar e enfarinhar a forma, seguindo à risca a temperatura indicada na receita. Deixe-o aquecer até finalizar o preparo da massa.
3. Misturar na medida certa
Sabe aquele bolo levinho, que dissolve na boca? Para chegar a essa textura, é preciso formar bolhas de ar na massa. Essa técnica é chamada de aeração.
Primeiro, bata o açúcar com a gordura (manteiga, margarina ou gordura vegetal) até formar uma espuma. Em seguida, inclua os demais ingredientes e misture.
Lembre-se de adicionar a farinha e mexer delicadamente, para evitar que as bolhas de ar se estourem e que haja formação de glúten, substância presente no trigo que deixa a massa mais "pesada".
O recipiente também faz diferença
O formato e o material da forma influenciam no resultado. Aquela assadeira redonda, com furo no meio, por exemplo, faz o bolo ser assado mais rápido.
4. Não abra o forno cedo demais
O choque térmico causado pelo contato com o ar ambiente pode fazer o bolo murchar. Por isso, em geral, recomenda-se deixar o bolo assar por pelo menos 30 minutos sem abrir o forno.
Mas você também pode fazer um teste simples: começou a sentir aquele cheirinho bom? Já pode abrir para verificar se está pronto!
5. Como saber o ponto
Quando levado ao forno, o bolo passa por três estágios:
No primeiro, a massa cresce;
No segundo, ela vai endurecendo até ganhar forma;
No terceiro, o bolo encolhe, o que é um sinal para retirá-lo do forno.
Mas você também pode fazer o teste do palito, inserindo-o no centro do bolo. Se sair seco e limpo, está no ponto.
Você deve, então, deixá-lo esfriar por cerca de 10 minutos antes de desenformar.
Vai decorar?
Espere o bolo esfriar completamente!
Com um pouco de atenção e cuidado, você pode preparar bolos caseiros deliciosos e perfeitos para qualquer ocasião. Experimente diferentes receitas e siga as dicas acima para garantir um resultado incrível.
Lembre-se: a prática leva à perfeição! Quanto mais você cozinhar, mais familiarizado você se tornará com as técnicas e os sabores, e mais confiança terá para criar suas próprias receitas.
Fontes: USP, Chef Maria Clara Magalhães, Revista Crescer
Agência SA365 | Edição e Revisão: Unimed do Brasil
Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil