Se a resposta for positiva, confira dicas para evitar problemas na coluna, nas articulações e surgimento de varizes.
05 Setembro 2014 - No mês de agosto, no Canal Viver Bem, foi ao ar a seguinte enquete: “No trabalho, quantas horas por dia você fica sentado?”, 63% dos leitores responderam que passam mais de seis horas por dia acomodados em uma cadeira. Esse número ilustra o atual modo de vida da grande maioria dos trabalhadores.
Para minimizar as consequências de manter-se muitas horas sentado, algumas estratégias podem ser incorporadas ao dia a dia no trabalho - entre elas estão móveis de escritório adequados, prática de alongamentos e cuidado com a postura.
Vamos aos cuidados?
Número 1 – Se for possível, opte por cadeiras ergonômicas, com descanso para braço, regulagem no assento e encosto.
Número 2 – Sempre esteja com os pés apoiados no chão, se preciso, adquira um apoio portátil. Isso evitará a estagnação da corrente sanguínea na região das pernas.
Número 3 – Nivele os braços da cadeira com a altura da mesa para evitar tensão muscular na região dos cotovelos, ombros, braços e punhos.
Número 4 – Mantenha as costas apoiadas no encosto da cadeira, respeitando a curvatura natural das costas.
Número 5 – Fique de 40 a 70 centímetros distante do monitor e cuide da iluminação para evitar reflexos na tela.
Número 6 – Alongue-se! Se o dia estiver “corrido”, movimente-se mesmo sentado. Faça movimentos circulares com os pés, tornozelos e cabeça; estique os joelhos, braços e mãos; movimente para cima e para baixo os ombros, braços e mãos.
Fonte: Revista Saúde / Globo.com
Portal Nacional de Saúde - Unimed do Brasil - www.unimed.coop.br