Neste último sábado, dia 29 de agosto, em comemoração ao “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, a Unimed Ourinhos saiu às ruas do centro da cidade, distribuindo panfletos informativos e adesivos contra o hábito de fumar. O material foi distribuído nas lojas e para os motoristas que transitavam pela região central da cidade.
O evento iniciou-se às 9 horas, horário de abertura do comércio, com a colaboração de 25 voluntários, entre colaboradores da Unimed e alunos da faculdade de Enfermagem das FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos). Durante duas horas, foram percorridas as principais ruas do centro, o calçadão, o terminal rodoviário e a entrega em alguns semáforos.
Nos panfletos continham informações sobre os malefícios do tabagismo, a nicotina, os prejuízos que o cigarro trás para o corpo e mente, os risco de fumar na gravidez e a rápida melhora de saúde que o fumante tem ao parar de fumar.
Com essa a ação solidária, a Unimed busca conscientizar os fumantes do mal que o tabaco causa, tanto fisicamente e emocionalmente, como financeiramente, pois gasta-se muito dinheiro com o cigarro, não só para comprá-lo, mais para tratar os estragos no organismo causados por ele. Entretanto, pode-se perceber que ainda existem muitas pessoas fumantes, o que deixa uma grande preocupação para o futuro, por muitos ainda serem jovens, e desconhecerem os prejuízos que cigarro causa a saúde.
Parar de fumar é muito difícil, mas pensando em todos os benefícios que isso iria trazer como saúde, bem estar, economia, além de evitar o incômodo e a doença dos indivíduos próximos que não fumam, a Unimed de Ourinhos estimulou nesse sábado a conscientização de uma vida melhor para aqueles que deixarem o hábito de fumar.
Lembre-se: “Hoje você acende um cigarro amanhã ele te apaga!”