O Projeto Félix faz parte da política de Responsabilidade Socioambiental da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (FESP), que visa uma atuação sólida e profissional para a inclusão digital e a construção da cidadania, em busca de um mundo menos desigual e mais humano.
Com a participação da FESP e o engajamento das singulares associadas, o projeto já é desenvolvido em 23 Unimeds por meio das mais diversas parcerias (Prefeitura, empresas, escolas e etc.), além da participação de voluntários.
O Projeto Félix da Unimed Ourinhos beneficia, desde 2005, jovens de 16 a 18 anos com baixa renda, oferecendo um curso gratuito de informática com o objetivo de promover a inclusão digital, social e a construção da cidadania. O Projeto abre a possibilidade de mercado de trabalho e aprendizado continuo para os beneficiados, tornando-os mais competitivos no momento em que forem disputar uma vaga de emprego.
No dia 07 de dezembro, foi celebrado no anfiteatro da FAESO (Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos), a formatura dessa turma que totalizaram em 24 horas de aulas, onde aprenderam a trabalhar com os programas mais utilizados pelas empresas, como por exemplo o Microsof Word, Exel e Power Point, complementando o 1° módulo do curso. Este ano, participaram do projeto aproximadamente 25 jovens, que foram selecionados por técnicas de pesquisas do CRAS IV (Centro de Referência de Assistência Social).
Neste dia, os alunos participaram de uma palestra de encerramento com a presença do Diretor Presidente da Unimed Ourinhos Dr. Eduardo Maita; Diretora Presidente da AMU (Associação da Mulher Unimed Ourinhos) Adenir Maita; Vice Prefeita Belkis Gonçalves; Marcelo Sylvino Diretor Geral da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos; Danilo Dolci Coordenador do curso de Tecnologia em Rede da Faculdade Estácio de Sá e o Professor do projeto Daniel Lemes.
Ao final das solenidades, foram entregues os certificados do curso aos alunos e servido um coffe break para todos os participantes, cedido pela Unimed Ourinhos.
Esta iniciativa contempla a Proteção Social Básica de Assistência Social (SUAS), ou seja, atende adolescentes em situação de vulnerabilidade que necessitam de prevenção e enfrentamento da situação de risco social e colabora para a educação básica de qualidade para todos.
A Unimed de Ourinhos conta com a parceria da Associação Mulher Unimed (AMU), que atua voluntariamente nos Projetos Socioambientais da singular.