No último sábado dia 28 de Novembro, a Unimed de Ourinhos realizou o Festival Interno de Basquete do Projeto “Gente Feliz”, que atende 250 meninas de 7 a 14 anos, com aulas de basquete em sete pólos de treinamentos, localizados nos bairros de Ourinhos.
O evento foi realizado no Ginásio Municipal de Esportes – Monstrinho, em parceria com a Secretaria de Esportes, a programação contou com um café da manhã, jogos internos, entrega de medalhas e encerrou com um lanche para todos presentes, compareceram aproximadamente 150 pessoas.
A Coordenadora Técnica do CTU (Centro de treinamento Unimed), da Federação Centro Oeste Paulista, Simone Bighetti, iniciou o evento falando aos participantes sobre a importância da prática do esporte, os benefícios que o basquete pode proporcionar, além de ressaltar a importância do estudo para o desenvolvimento de uma atleta e as suas próprias experiências e dificuldades cotidianas.
Também compareceram Dr Laércio de Oliveira Filho, Diretor Secretário da Unimed Ourinhos, Dr. Antonio Alves Passos cooperado e idealizador deste projeto, Dr. Antonio Nunes, cooperado voluntário do projeto, um dos idealizadores do projeto regional e representante da Fesp (Federação do Estado de São Paulo), o Secretário Municipal de Esportes de Ourinhos, Evaldo Pereira Santos, as professoras Carla, Carol, Viviane e Angélica, além da jogadora do time de basquete profissional de Ourinhos, Patricia (Chuca).
Esse Projeto existe em Ourinhos desde o ano de dois mil e três e já atendeu aproximadamente duas mil e quinhentas crianças e adolescentes. A equipe é formada por uma Assistente Social e quatro professoras de basquete.
Inicialmente as meninas são triadas e acompanhadas pela Assistente Social que as encaminha para a rede de serviços do município e para o pólo de treinamento do bairro que a criança ou adolescente reside. Durante os treinamentos nestes pólos as meninas que se destacam são encaminhadas para o Centro de Treinamento localizado na Escola CAIC, no Jardim Anchieta e depois de preparadas são selecionadas para a equipe Pré Mirim, Mirim e Infantil Feminina de Ourinhos. Atualmente, todas meninas que compõem estas equipes foram descobertas nos pólos de treinamento do Projeto Gente Feliz, sendo que algumas já chegaram a Seleção Juvenil de basquete feminino de Ourinhos.
O trabalho é pautado na proteção e na efetivação dos direitos referentes à vida e a dignidade, buscando despertar nessas jovens o interesse por uma vida melhor através da construção do conhecimento, proporcionando-lhes oportunidades e acesso à formação de valores positivos e de participação na vida social.
Vale ressaltar que a atuação do projeto esta fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8069/90 que preconiza “a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais”. Nesse contexto, com o intuito de concretizar e ampliar a rede de proteção a infância e a juventude a Unimed Ourinhos executa com orgulho o Projeto Gente Feliz.