A Unimed Ourinhos, em conjunto com o PAM (Plano de Auxílio Mútuo) de Ourinhos, realizou na noite da segunda-feira, 8 de outubro, um simulado de emergência e princípio de incêndio noturno.
O simulado teve início às 19h00 e foi realizado no Hospital Unimed, proporcionando um exercício dos procedimentos básicos que são realizados em situação real de emergência. O objetivo é preparar a equipe de brigadistas e conhecer pontos fortes e fracos existentes no estabelecimento.
A ação contou com todos os aparelhos públicos de segurança, além da participação do Corpo de Bombeiros de Ourinhos, Defesa Civil, Polícia Civil, SAMU, Aprove de Ourinhos, alunos da ETEC e da Faculdade Estácio de Sá - dos cursos de enfermagem e segurança do trabalho, e empresas que compõem o PAM.
Todos participaram voluntariamente e tiveram uma tarefa específica se passando por pacientes, caracterizados e acompanhados por instrutor. As cenas foram muito fortes e reais, porém nada interferiu na rotina do hospital em relação aos pacientes internados.
Segundo Marcial Martins Cabral, Técnico de Segurança do Trabalho, o real objetivo do simulado é para treinar os colaboradores da brigada de incêndio do Hospital Unimed, “e que com isso, se for necessário, possam prestar o melhor atendimento aos usuários em situações de sinistro (incêndio)”, afirmou.
Os alunos participantes afirmaram que o treinamento é muito importante para se aprender na prática sobre procedimentos corretos a serem tomados em momentos de emergência e princípio de incêndios, principalmente no que diz respeito ao evacuamento correto da área de risco.
Fonte: Marcília Estefani / Negocião