A Unimed Ourinhos, com o departamento de Medicina Preventiva (PreViv), em parceria com a Prefeitura Municipal de Ourinhos, Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) e Faculdade Estácio de Sá, estiveram presentes na Praça Mello Peixoto, no dia 29 de agosto, que foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Um problema que atinge a um número cada vez maior de jovens e mulheres no país levou o governo brasileiro a aprovar, em 1986, a Lei Federal número 7488, que estabeleceu o Dia 29 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
O evento teve início as 8 horas com uma caminhada e depois a prática do Tai Chi Chuan, com o professor do PreViv, Marrera. Durante o evento foi distribuído folders com o tema de combate ao fumo e adesivos anti-fumo, com o objetivo de mostrar os males que são causados pelo fumo a saúde. Participaram em torno de 150 pessoas.
Os números são alarmantes e não param de subir. A cada hora 10 pessoas morrem por doenças relacionadas ao cigarro no Brasil. Em todo o mundo esse número sobe para quatro milhões em um período de um ano. Os dados são da OMS (Organização Mundial de Saúde), que divulgou a comprovação da relação entre o consumo do cigarro e o desenvolvimento de câncer de pulmão em 90% dos casos.