A Unimed Ourinhos é uma empresa que investe em projetos sócio ambientais, voltados a população. Os profissionais da saúde além de prevenir e tratar doenças se preocupam com o bem estar de uma população e desde então desenvolvem programas para o benefício do município.
No último dia 15 de agosto, foi realizado o 1º encontro de responsabilidade sócio ambiental da Unimed Ourinhos, intitulado “FAZENDO A DIFERENÇA”. Com inicio as 8h da manhã no Clube do Médico, o evento contou com a presença da diretoria, de médicos cooperados, dos colaboradores, da equipe profissional de basquete feminino, do secretário de esportes e dos responsáveis pela pelo abrigo de Ourinhos “Casa-arco-iris”.
Primeiramente, foi oferecido um requintado café da manhã, para uma confraternização de todos ali presente, e logo após todos se dirigiram ao auditório onde deram inicio a uma serie de solenidades.
A cooperativa fez uma homenagem as meninas de ouro: Bethânia, Fabi, Camila, Mamá, Karina, Tatiana, Tayara, Jennifer, Karen e Chuca. Com destaque para um momento emocionante onde o técnico Urubatan Paccini agradeceu o apoio da Unimed Ourinhos e a amizade das meninas que segundo ele, já fazem parte de sua vida.
Durante a cerimônia, as jogadoras entregaram uniformes para as crianças do projeto “Gente Feliz”, que atualmente atende com aulas de basquete a 250 meninas com idade de 7 a 14 anos residentes em sete bairros de Ourinhos. Além dos treinos, o programa proporciona exames médicos periódicos, palestras sócio educativas, encaminhamento para a rede de serviços do município e participação em campeonatos regionais.
No evento, Renata e Ivone que representavam a Casa Arco Ìris receberam o contrato do convênio com Unimed dando o início ao projeto “Unimed Crescer com Saúde” que vai oferecer convênio médico para as abrigadas.
“Lá elas tem todo o cuidado, tanto físico quanto psicológico. Oferecemos todas as atividades normais de lazer, escola, enquanto a justiça agiliza o trâmite judicial dela, portanto se a criança volta para família ou vai para adoção. O convênio médico que a Unimed nos ofereceu vai agilizar aquilo que demorava pelo SUS. Quando a criança chega ao lar, ela está debilitada, pois já vem de uma situação de risco. Esse projeto é muito importante para nós”, declarou a assistente social.
“Outro programa de muito sucesso são os cursos voltados a gestantes, com um diferencial. Ele não é só para usuária da Unimed, mas está aberto há toda população gratuitamente. Temos também o projeto “Félix”, que atende adolescentes e oferece aulas de informática. Nós não temos a intenção de mudar o mundo, fazemos coisas pequenas, mas se todos fizerem um pouquinho, daremos a chance para uma criança que talvez não tivesse chance nenhuma”, ressaltou Dr. Laércio.
Após os atos solenicos, as meninas do basquete se dirigiram ao espaço de lazer do clube, se juntando as crianças do basquete e da casa arco íris que la estavam. A equipe do basquete feminino voltou a infância e se divertiu com as futuras jogadoras em um encontro cheio de risadas. “Elas não se negam nunca a um encontro como esse, porque passaram pela mesma situação no início. Passar a experiência delas para as crianças é muito importante. E como são crianças de um projeto voltado para a modalidade, elas se espelham e desejam chegar a onde as nossas jogadoras estão”, afirmou Urubatan Paccini.
Os colaboradores que permaneceram no auditório participaram de uma palestra com o tema, sustentabilidade, ministrada pelo Dr. Antonio Nunes.
Ali os colaboradores puderam conhecer melhor as pequenas mudanças de atitudes do nosso dia a dia que podem colaborar para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta, Dr Nunes um grande incentivador dos projetos sociais da Unimed de Ourinhos também citou cada um deles:
* Projeto Vida Iluminada: Fornece materiais e apoio para salas de recursos da rede municipal de ensino, que atendem pessoas portadoras de deficiência visual.
* Projeto Félix: Atende 45 jovens em situação de vurabilidade social, ministrando a eles aulas de informática.
* Projeto Gente Feliz: atualmente atende 250 meninas com aulasde basquete.
* Projeto Crescer com Saúde: Que oferece as crianças da Casa Arco Íris consultas médicas com os nossos cooperados.
* Curso de Orientação para Gestantes: Onde profissionais da área ministram palestras sócio educativas.
* Selo Empresa Solidaria da APAE de Ourinhos: através de uma contribuição mensal a APAE, a Unimed ajuda cerca de 270 pessoas portadoras de necessidades especiais.
* Coleta seletiva e Recicla Lâmpadas: onde a Unimed separa todo o lixo reciclável de sua singular e encaminha para associação do município, e recolhe todas as lâmpadas florescentes trocadas e envia para FESP.
* Consumo Consciente: lançado neste evento, a diretoria propôs aos colaboradores que a partir desta data toda redução de gastos com água, luz e papel terá o valor investido em projetos sociais.
Em entrevista ao JD, o diretor secretário responsável pelos projetos sócio ambientais da Unimed, Dr. Laércio de Oliveira Filho, destacou os programas voltados a comunidade ourinhense. “Trouxemos outras ideias como o “Vida Iluminada”, que é um projeto de inclusão social voltado à pacientes com dificuldade visual, através de parcerias com escolas e a própria prefeitura municipal. Na parte ambiental recolhemos lâmpadas de mercúrio que poluem o ambiente e levamos para locais onde se faz a reciclagem desses materiais”.
O Dr. Eduardo Maita, presidente da Unimed Ourinhos, afirma que o objetivo do evento de sensibilizar e envolver os colaboradores nos projetos da Unimed foi atingido o que alegra a todos da diretoria.