No início de 2015, a Unimed de Ourinhos se tornou a mais nova apoiadora da equipe de futebol masculino de Santa Cruz do Rio Pardo, a Santacruzense.
Atualmente o time disputa a série A3 do Campeonato Paulista de Futebol, sob o comando do técnico: HiIran Spagnol.
As principais conquistas do time foram:
Estaduais
São Paulo Campeonato Paulista – Série A3: 1962
São Paulo Vice-campeã da Série A3: 1955, 1986 e 2011
Acessos
São Paulo Campeonato Paulista – Segunda Divisão: Acesso 2005
São Paulo Campeonato Paulista – Segunda Divisão: Acesso 2010
São Paulo Campeonato Paulista – Série A3: Acesso 2011
Fundação
25/01/1931
A Santacruzense, que tem como símbolo uma locomotiva, é mais uma entre tantas equipes do interior paulista a prestar homenagem aos seus idealizadores na hora da escolha de sua mascote. O clube, fundado em 1931 pelos funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana, tornou-se referência da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo.
História
A Associação Esportiva Santacruzense foi fundada em 1931, por um grupo de funcionários da extinta Estrada de Ferro Sorocabana que trabalhava na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo. A Locomotiva, como é apelidada, disputou sua primeira competição oficial em 1954, no Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual Série A3), onde permaneceu até 1958. Neste meio tempo, em 1956, o clube alcançou sua melhor classificação em uma competição até então: o vice-campeonato.
Após um período de três anos sem inscrição em torneios profissionais, a Santacruzense retornou em 1962, agora na Segunda Divisão (equivalente à A3), onde sagrou-se campeã. Com essa conquista, teve o direito de disputar, no ano seguinte, o Campeonato Paulista da Primeira Divisão, onde permaneceu até 1967, quando novamente ficou longe dos gramados. No segundo retorno, em 1969, estava na Segunda Divisão e, ao final do torneio, novamente passou um tempo sem competir profissionalmente.
As atividades foram retomadas profissionalmente em 1979, no Campeonato Paulista da Terceira Divisão, que na época equivalia à Quinta Divisão Estadual. Como em 1980 o número de divisões foi diminuindo, apesar de continuar sob a mesma denominação, o campeonato era equivalente à Série A3. Em 1981, o clube não participou das competições da FPF e retornou no ano seguinte, disputando também as temporadas de 1983 e 1984.
A Santacruzense não se inscreveu nas competições de 1985, mas, em 1986, disputou o Campeonato Paulista da Terceira Divisão. Outra parada em 1987 por um ano, antes de disputar a Terceira Divisão em 1988 e 1989. Em 1990, mais uma interrupção, até voltar em 1991 na Segunda Divisão, onde permaneceu por mais três anos. Chegou à Série A2 em 1994.
Após outro longo período licenciado, a Associação Esportiva Santacruzense participou da Série B2 do Campeonato Paulista, em 2004. Porém, no ano seguinte, disputando o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, conseguiu o acesso à Série A3 do estadual.
Após ser rebaixada em 2008, o Santacruzense voltou a disputar a Segunda Divisão em 2009, chegando na fase decisiva e não conquistando o acesso por um ponto. Em 2010 a equipe repetiu a boa campanha, e com alguns licensiamentos de outros clubes, voltou à Série A3.
Motivada pelo acesso no ano anterior, a Santacruzense fez boa Série A3 em 2011, se tornando vice-campeã e conquistando mais um acesso. No ano seguinte, porém, a equipe sentiu as dificuldades e após um início difícil se salvou do rebaixamento somente na última rodada.
Em 2013 a equipe novamente teve um início ruim, mas diferentemente do ano anterior, não conseguiu a recuperação e acabou rebaixada após terminar na 19ª colocação.
Antes mesmo de se aventurar no futebol profissional, o clube inaugurou seu estádio, o Leônidas Camarinha, que ainda não recebera partidas de futebol. Desde sua fundação, a Santacruzense ostenta o mesmo distintivo: um losango com a sigla AES no centro, com o mesmo desenho utilizado no ano de sua criação.
O uniforme, tricolor em vermelho, preto e branco, também se manteve durante todo esse período. A camisa mais tradicional assemelha-se à utilizada pela Seleção Paulista, com listras verticais alvinegras e detalhes vermelhos. Porém, ao longo dos anos, o desenho do uniforme teve diversas variações. Nos últimos tempos, a Santacruzense tem entrado em campo com dois tipos de uniforme: um com listras verticais em vermelho, branco e preto, e outro inteiro branco, com detalhes pretos e vermelhos.