Entre os benefícios está o alívio do estresse, a reeducação postural e a prevenção de lesões.
Quem passa a jornada de trabalho em uma mesma posição ou realizando movimentos repetitivos corre o risco de desenvolver uma doença ocupacional. Por isso é muito importante que encontre uma brecha no expediente para relaxar o corpo e aliviar a musculatura tensionada. Uma das alternativas é a prática da ginástica laboral, cujos benefícios vêm sendo comprovados por inúmeros estudos nos últimos anos.
A ginástica laboral contempla exercícios leves e de curta duração. Pode ser realizada no próprio local de trabalho, em uma pausa de cerca de 10 minutos durante o expediente.
Alongamentos e exercícios físicos voltados à atividade profissional são a base da ginástica laboral, entre os principais benefícios que a prática proporciona estão:
- Reeducação postural
- Alívio do estresse
- Aumento do ânimo para o trabalho
- Promoção da maior consciência corporal
- Diminuição das tensões musculares acumuladas
- Prevenção de lesões e doenças como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)
Confira alguns exercícios simples:
- Para a coluna: Eleve os braços como se estivesse se espreguiçando. Flexione o tronco para a frente e depois para os lados.
- Para os ombros: Incline-os para cima e para baixo. Depois, gire-os para frente e, em seguida, para trás.
- Para os pulsos: Estique um dos braços para frente. Puxe os dedos para baixo com a outra mão e repita o movimento com o braço oposto.
- Para a cervical: Sentado, incline a cabeça para frente lentamente, Depois, alongue o pescoço para a esquerda e para a direita, para frente e para trás. Incline a cabeça para o lado, com a orelha em direção ao ombro e gire da esquerda para a direita. Em seguida, repita o procedimento para o outro lado.
- - Para as pernas: mantenha a perna esquerda flexionada enquanto a direita está esticada e tente encostar os dedos das mãos na ponta do pé direito. Repita com a outra perna.
A Unimed Ourinhos proporciona a ginástica laboral aos seus colaboradores, a pratica acontece toda manhã com duração de 10 minutos e tem por objetivo prevenir lesões por esforços repetitivos, melhorar a consciência corporal e ajudar no relacionamento.