A Unimed Ourinhos atua como agente modificador na sociedade e desempenha seu papel social através de seus projetos sociais. Oferece oportunidades as crianças que participam dos projetos a terem acesso ao esporte, a educação e principalmente a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Através de palestras socioeducativas com a psicológa Rosana Moya Fragão da Silva, foi possível despertar o interesse dessas crianças, para a responsabilidade social, e assim poderem também transmitir os conhecimentos adquiridos a seus familiares e amigos, disseminando a educação.
Os pólos que participaram das palestras foram: Itajubi, Boa Esperança, Conjunto Helena Braz Vendramini e Orlando Quagliato.
O acesso a educação e a cultura, além de enriquecer o desenvolvimento garante a inserção social dessas crianças.
A Constituição de 1980 passa a entender que a criança torna-se sujeito de direito. Assim determina que os pais, a sociedade e o poder público têm que respeitar e garantir os direitos das crianças definidos no artigo 227 que diz:
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente,com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda a forma de negligência, discriminação, exploração, violência e opressão.
Compreende-se portanto que as crianças podem ser consideradas cidadãos em desenvolvimento e é seu direito a assistência gratuita a Educação.
Este é o intuito da Unimed Ourinhos desenvolver seus projetos sociais, tornando a sociedade mais justa em busca do bem comum, a igualdade e o acesso as mesmas oportunidades a todos as crianças e adolescentes.
Fonte: Artigo: A importância da educação infantil no contexto Educação e Social. Autora: Maria Irene Reginato Eibel.