A cidade de Ourinhos receberá essa semana, de 29 a 31 de maio, na Praça Mario Soares, atividades que integram o projeto “Ativação Dia C Itinerante”. Serão apresentações gratuitas de obras do cinema, que abordam assuntos de meio ambiente, consumo consciente, diversidade cultural, infância e saúde, seguidas por rodas de conversa que pretendem refletir sobre a sustentabilidade nos pilares social, ambiental, econômico e cultural.
“A ideia desse projeto é funcionar como prévia da celebração do Dia C na cidade, criando um ambiente de conversa e interação que contribua para aproximar cooperativas, seus colaboradores, cooperados, parceiros e comunidade, em torno do tema sustentabilidade”, explica Nilza Aparecida Ribeiro, analista de projetos culturais do Sescoop/SP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, responsável pela organização do evento.
O “Dia C – Dia de Cooperar” é uma iniciativa de responsabilidade social das cooperativas brasileiras praticada durante todo o ano com o apoio das unidades estaduais do Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. A campanha culmina em um grande evento realizado em todo o país no primeiro sábado de julho, data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. Na cidade, participam desse movimento as cooperativas Coopensino, Camda, Unimed Ourinhos, Sicoob Credimota e Sicredi Norte e Sul PR/SP, com apoio da Prefeitura de Ourinhos.
Para a “Ativação Dia C Itinerante” na cidade, serão exibidos quatro filmes, divididos em 09 sessões durante os três dias, sendo que apenas há ingressos disponíveis para as sessões noturnas nos dias 29 e 30/05, às 19h30, com o filme O Grande Milagre. Os ingressos para as demais sessões foram disponibilizados para escolas da rede pública da cidade.
“Os filmes que serão exibidos passaram por uma curadoria de profissionais de educação, meio ambiente e cultura. A abordagem das obras ajudará a enriquecer o aprendizado e o debate sobre o tema em questão”, diz Nilza, que explica que terá uma plateia formada predominantemente por estudantes e educadores. “É a essência do cooperativismo colocada em prática”, conclui a analista.