Dia 14 de novembro sábado, é comemorado o dia mundial do diabetes. a data foi escolhida para alertar e prevenir a população mundial sobre diabetes. O diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento do diabetes: medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares.
Como as conseqüências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados.
Em razão disto, o PreViv (Programa de medicina Preventiva da Unimed Ourinhos), em parceria com a ADO (Associação do Diabéticos de Ourinhos) realizará exames de Dextro (Teste de diabetes) gratuitos para população e distribuirá folders explicativos, com objetivo de identificar os Diabéticos ou pré dispostos a desenvolverem essa doença, orientando-os juntamente com a ADO a busca de um tratamento adequado.
O stand da Unimed estará montado no calçadão da cidade, em frente a Castanha Som, no primeiro calçadão, e contará com uma equipe multiprofissional, composta por Enfermeiros, Nutricionista e Assistente Social. O atendimento será iniciado a partir das 09:00 Hs, estendendo-se até a 13:00 Hs.
O PreViv convida a todos que por ali passarem, e trabalhadores dos comércios próximos, que façam o exame. É uma oportunidade para entender o impacto do diabetes na saúde e saber como evitar ou retardar o aparecimento do diabetes e suas complicações.
Uma Dieta Saudável para o Diabético
A alimentação recomendada para quem tem diabetes deve incluir alimentos variados, em quantidades adequadas para alcançar e manter o peso corpóreo ideal, evitar o aumento da glicemia, do colesterol e triglicérides e evitar as complicações da doença, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo.
Carboidratos
Os principais tipos de componentes dos alimentos (ou nutrientes) são: carboidratos, proteínas e gorduras.
Os carboidratos fornecem energia para o funcionamento do organismo, na forma de glicose. A glicose é um açúcar que funciona como combustível principal para todas as células do corpo. Há 2 maneiras de classificar os carboidratos: simples e complexos.
Carboidratos simples são os açúcares - tais como: glicose, sacarose, frutose e lactose. Eles são encontrados no açúcar refinado (sacarose) e nas frutas (frutose).
Os carboidratos complexos são longas fileiras de açúcares simples ligados quimicamente uns aos outros, formando as “farinhas” ou “amidos”. Eles são encontrados no arroz, feijões, pão, batata, massa e grãos integrais. Os carboidratos complexos são considerados mais saudáveis porque são digeridos lentamente pelo organismo, fornecendo uma fonte estável de energia. Além disso, também contêm quantidades variáveis de fibras.
Os carboidratos, mais do que as gorduras e proteínas, tem o efeito mais imediato na glicemia, uma vez que são quebrados diretamente em glicose durante a digestão. É importante comer em cada refeição a quantidade correta de carboidratos, juntamente com proteínas e gorduras.
Os carboidratos são encontrados principalmente nos seguintes grupos alimentares:
- Pão, cereais, arroz, massas;
- Leite e iogurte;
- Vegetais contendo amido (mandioca, batata, cará, inhame, etc);
- Frutas.
Recomendações gerais:
- Estabeleça horários para as refeições, distribuindo-as em 5 ou 6 refeições diárias;
- Não fique mais de três horas sem comer! Mantendo essa disciplina, além de ajudar no controle da glicemia, evita-se o consumo excessivo de alimentos na próxima refeição;
- Evite ingerir líquidos durante as refeições;
- Consuma tipos variados de verduras, legumes e frutas – prefira sempre aqueles de coloração intensa, como os verdes escuros;
- Escolha alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas, legumes, feijão, cereais integrais (arroz e pão integral) e farinhas (aveia);
- Consuma três ou mais porções de legumes e verduras e duas porções ou mais de frutas como parte principal das refeições, sobremesas e lanches, diariamente;
- Não misturar e nem repetir os carboidratos na mesma refeição. Ex: arroz, batata, mandioca, mandioquinha, macarrão, pão e aveia.
- Usar alimentos assados, cozidos ou grelhados;
- Evite alimentos ricos em açúcares, como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas;
- Substituir doces ou açúcar por adoçantes dietéticos ou produtos que os contenham. Não abuse das quantidades de adoçante, a recomendação é de 3 a 5 gotas por copo ou 1 sachê por copo;
- Consuma pouco sal de cozinha; evite alimentos com alto teor de sal. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha, orégano) ou limão, para tornar as refeições mais saborosas;
- Evite o fumo e as bebidas alcoólicas;
- Beba água!
- Faça uma atividade física moderada e regular, sempre orientado por um profissional de educação física.
Lembre-se sempre de que qualquer coisa em excesso é prejudicial. Portanto, viva em equilíbrio e tenha saúde!
“Entenda o Diabetes. Assuma o Controle”
Dica da Nutricionista do PreViv (Programa de Medicina Preventiva da Unimed), Silvia Rodrigues Ferreira Zacura – (CRN-3 13235).