A Diretoria de Desenvolvimento Humano da Fesp – Federação das Unimeds do Estado de São Paulo - através de seu Núcleo de Recursos Próprios, desenvolveu uma metodologia em parceria com a Fundação Vanzolini, o Programa de Qualificação de Recursos Próprios – Programa QualifiCare - com o objetivo de incentivar e auxiliar os Hospitais Unimeds na busca desta certificação. Esta a razão da presença da Avaliadora líder da Fundação Vanzolini, Enfermeira Adriana Lucca, que veio avaliar o Hospital Unimed Ourinhos visando principalmente a assistência e segurança no atendimento.
A acreditação, processo permanente de avaliação de qualidade dos serviços de saúde cresce em números no Brasil - somente a ONA reconhece 98 hospitais em todo o país sendo que dez destas instituições certificadas são hospitais da rede Unimeds no mercado.
Na prática, significa investir no treinamento ideal das pessoas, na criação de planos de desenvolvimento para médicos e especialistas, permitir o acesso incondicional ao conhecimento e, principalmente, gerenciar os riscos.
“Atualmente, a certificação hospitalar é um bem obrigatório, deixa de ser vista como um instrumento de diferenciação e passa a ser uma exigência imposta pelo mercado para utilização dos serviços prestados, forçando os hospitais a se especializarem, visto que a certificação proporciona diversos benefícios para os pacientes, funcionários e até mesmo para a própria instituição” explica José Humberto Barreira, administrador do Hospital Unimed Ourinhos.
“Incorporar nos objetivos do Hospital Unimed Ourinhos a conquista futura desta certificação passa a ser prioridade de nossa gestão, que a utilizará como uma ferramenta que permita otimizar os resultados e incorporar à cultura da empresa a busca contínua da qualidade, satisfação e segurança no atendimento de seus pacientes”, conclui.