No ano de 2005, a Organização Mundial da Saúde (OMS), lançou a primeira campanha global de segurança do paciente, cujo objetivo é reduzir as IRAS (infecções relacionadas à assistência à saúde) em todo mundo.
Deste então o Hospital Unimed de Ourinhos vem fazendo parte desta inciativa. A CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), atualmente com a coordenação do médico infectologista Dr. Eder Hideki Pontes Munefica e enfermeira Elaine Bittencourt, implantou em 2016 o “Projeto mãos limpas são mãos mais seguras”, atendendo e cumprindo com as diretrizes da estratégia multimodal da Organização Mundial da Saúde (OMS), para prevenção e controle de infecções relacionadas à saúde (IRAS). Ações são realizadas frequentemente com colaboradores de todos os setores, visando sempre a segurança dos pacientes.
Em 2018 o trabalho foi reconhecido, e através da Secretaria de Estado de Saúde recebeu o certificado de qualidade.
Este sucesso está atrelado a um conjunto de estratégias executadas conjuntamente como programas educacionais, disponibilidade de recursos somados ao engajamento e comprometimento da alta administração e liderança.