O Hospital da Unimed Ourinhos acaba de receber o equipamento Arco Cirúrgico Radius -R9, fabricado e procedente da empresa IMD, sediada na Itália, projetado com uma configuração completa que visa proporcionar uma ampla utilização em centros cirúrgicos, para a realização de cirurgias ortopédicas, urológicas, vasculares e neurológicas.
O Arco Cirúrgico Radius – R9 permite também o acoplamento de um processador digital para exames e procedimentos vasculares, neurovasculares e cardiovasculares, realizados com subtração, em real time.
Com o uso do Arco Cirúrgico, o médico vê a imagem, em tempo real, de onde está sendo feita a intervenção e sabe exatamente, em casos de cirurgias ortopédicas, onde posicionar uma prótese ou pino, por exemplo. Sem esse recurso, enquanto o paciente aguarda na sala de cirurgia a finalização do procedimento, ele precisa tirar uma radiografia para checar o correto posicionamento do material. O procedimento guiado, além de garantir maior precisão, reduz o tempo de permanência do paciente no centro cirúrgico, diminuindo os riscos e tornando a recuperação mais rápida.
Outro exemplo é de procedimento para retirada de cálculo renal, nas quais o Arco Cirúrgico ajuda o médico a localizar exatamente onde a intervenção precisa ser feita.
O aparelho é composto por um sistema intensificador de imagem de alta resolução, tubos de raios-x de anodo giratório, especialmente projetados para exames que exigem longa exposição, pois oferecem maior dissipação térmica, e conseqüentemente, maior tempo contínuo de exposição, e uma unidade de controle digital para armazenagem de imagem.
Este equipamento proporciona grande facilidade e conforto para equipe médica e de instrumentação, durante a realização dos procedimentos e benefícios para o paciente, devido as menores doses de radiação, e rapidez na realização de cirurgias.