Pautada no 5º Princípio do Cooperativismo, de promover educação, formação e informação, a Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH) da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp) disponibilizou o Curso de Responsabilidade Socioambiental, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) Online. A aula inaugural foi realizada em 24 de julho, no auditório da Fesp, em São Paulo, para reunir os 42 alunos inscritos, dentre os quais estão dirigentes, cooperados e funcionários das Unimeds associadas.
A abertura do encontro contou com a participação de Dr. Mauro Cândido Junqueira, Diretor de Desenvolvimento Humano da Fesp, que realizou uma apresentação sobre a definição de Desenvolvimento Sustentável e o desafio das empresas na criação de projetos que o promovam. O dirigente também falou sobre as contribuições que a Fesp tem realizado neste sentido, como: disseminação do conhecimento por meio de palestras, workshops, cursos e encontros; apoio aos Projetos Federativos nas Singulares; e coordenação e suporte aos Núcleos Regionais de Desenvolvimento Humano.
Dr. Antonio Nunes, Coordenador de Desenvolvimento Humano, comentou que devido à necessidade de divulgar a Responsabilidade Socioambiental no Sistema, foi necessária a implementação de ferramentas, como o curso da FGV, para que os representantes das Singulares possam ser formadores de opinião em suas cidades, a partir de uma formação básica e teórica sobre o Curso.
Dr. Paulo Cesar Gonçalves de Oliveira, Professor do Curso da FGV Online, realizou uma apresentação aos seus alunos com explicações sobre o conteúdo do curso e a importânciada Responsabilidade Socioambiental. O conteúdo, estrategicamente alinhado com os princípios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Fesp, analisa os desafios para a implementação de uma sociedade sustentável e está dividido em quatro módulos. O primeiro trata de Desenvolvimento Sustentável; o segundo, sobre os tipos de Responsabilidade Socioambiental; o terceiro sobre a gestão da Responsabilidade; e o quarto, sobre as normas nacionais e internacionais que a norteiam.
Por ser on-line, o curso traz uma série de facilidades, permitindo que avaliações sejam agendadas pela internet, e a área de estudo seja acessada a qualquer momento. Os participantes terão acesso a uma biblioteca virtual, ou seja, a um centro de recursos multimídia, e as reuniões serão feitas por meio de uma ferramenta de chat. A sala de aula é um espaço virtual no qual os participantes interagem e recebem atendimento do professor.
Fonte: Fesp