Unimed Notícias

Dr. José da Luz toma posse na Acadêmia de Letras da Região de Picos

Dr. José da Luz toma posse na Acadêmia de Letras da Região de Picos

 

Eleito no dia 25 de junho deste ano o médico e escritor José Alves da Luz, foi empossado na cadeira 31 da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp). O ato solene aconteceu ontem à noite, 16, no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu familiares e amigos do novo imortal.

José da Luz assumiu a cadeira de número 31, que tem como patronesse a professora, poetisa e crítica literária Maria de Jesus Souza Martins (Duduz). Ela era ocupante da cadeira número 10 da entidade e faleceu em 18 de novembro de 2012.

 Na disputa pela vaga de imortal da Alerp José da Luz enfrentou outros dois concorrentes e foi eleito com 17 votos. Em segundo lugar ficou o professor Francisco de Assis de Sousa com sete votos e em terceiro o escritor e professor aposentado Elísio Serafim de Sousa, que obteve três votos.

 No total, 27 membros da Alerp participaram da eleição. Alguns deram o seu voto presencial e outros através de meios eletrônicos, como e-mail.

 

Solenidade

 Com o plenário da Câmara Municipal de Picos lotado, o escritor José da Luz assumiu a cadeira 31 da Alerp. Ele prestou o juramento diante de vários membros da entidade e foi aplaudido pelo público.

 Em nome da Alerp, o acadêmico Teotôno Luz fez a saudação ao novo imortal. Emocionado, José da Luz garantiu em discurso que vai honrar o nome da Academia, entidade pelas qual tem o maior carinho, respeito e admiração pelo trabalho que a mesma desenvolve em defesa da cultura de Picos e região.

 

BIOGRAFIA

 Nascido em 01 de julho de 1934, no Baixio das Abóboras, na fazenda Sussuapara, filho de Pedro Alves de Sousa e Maria Joaquina da Luz. Analfabeto até os 18 anos, primário nunca foi feito. Trabalhador rural dos 5 aos 16 anos. Tuberculoso aos 17 anos, foi internado no Sanatório de Tuberculose de Teresina, um anexo do Hospital Getúlio Vargas, de 1953 a 1955, onde aprendeu a ler e escrever graças ao esforço e a dedicação da Irma Teresa, que forneceu todo o material necessário (lápis, papel, caneta tinteiro) alem de uma supervisão rigorosa, no mais, perguntando a médicos, enfermeiros, freiras e aos colegas de internato que sabiam ler. Voltou a Picos em fevereiro de 1955 com alta provisória de 3 meses, devido a uma crise financeira do hospital, retornando em junho quando fez novos exames e teve alta definitiva, de volta para casa comunicou ao seu pai que não iria voltar para roca e queria seguir os estudos na cidade, ele falou que gostaria muito de ter um filho estudando porque ele era analfabeto e no mesmo dia me deu a permissão e pediu a Deus o ajudasse, fui para a cidade e entrei no curso de admissão ao Ginásio do prof. Antônio. Em dezembro fez uma prova de admissão ao ginásio passou de primeira vez e em primeiro lugar, ao fazer a matricula encontrou uma dificuldade porque não tinha o certificado de conclusão do primário, felizmente o curso do prof. Antônio era reconhecido pelo MEC e forneceu a documentação necessária do primário, Fez o Ginásio em Picos de 1956 a 1959, trabalhando como mangaiô (camelô). Em 01/01/1960 embarcou num pau-de-arara e chegou nove dias depois ao Rio de Janeiro sem conhecer pessoas, nem endereços, nomes de ruas... Após 2 meses no Rio arrumou emprego numa companhia de aviação e posteriormente em um banco. Fez o Científico e a Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro trabalhando e estudando, formando-se em 1969.

 

Graduação

 Escola Médica de Pós-Graduação da PUC pelo Professor Nicola Caminha (1970/1971). Instituto de Radiologia e Medicina Nuclear Manoel de Abreu pelo Professor Abércio Arantes Pereira (1970/1971).

Como Acadêmico atuou como plantonista na Maternidade Fernando Magalhães do 3º ao 6º ano de Medicina, na Ordem Terceira de São Francisco de Paula (hoje Quinta D´or) no 4º e 5º ano e interno residente no Hospital de Bonsucesso no internado de 6º ano.

 

Especialização

 Residência em Radiologia no Hospital de Bonsucesso em Pool com Hospital Souza Aguiar e Hospital São Francisco de Assis (1970/1971). Título de Especialista em Radiologia – Colégio Brasileiro de Radiologia (1972). Posteriormente, Título de Ultrassonografia e Habilitação em Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Densitometria Óssea.

 

Fonte: http://a3portal.com.br/noticia.php?n=3192/Alerp-d%C3%A1-posse-ao-novo-imortal-Jos%C3%A9-da-Luz