De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), 285 milhões de pessoas sofrem da doença, no mundo. Para boa parte desse enorme contingente, no entanto, assim como seus familiares, o diabetes ainda é um mal envolto em mitos, verdades e meias verdades.
Estudo recente da Sociedade Brasileira de Diabetes, aponta que mais de 60% deles não sabem que têm a doença. O diabetes caracteriza-se por uma disfunção metabólica crônica decorrente de uma deficiência de insulina - hormônio produzido pelo pâncreas - que pode ser causada por fatores genéticos ou em decorrência de maus hábitos de vida como sedentarismo e uma dieta desequilibrada.
O problema quando não detectado poderá ocasionar danos cardiovasculares e, nos casos mais graves, provocar falência de órgãos (rins, olhos) e até a morte. Apesar dos perigos, é completamente controlável. Por isso, as dúvidas devem ser tiradas com médicos. Saber a verdade sobre o diabetes é fundamental para o bom controle da glicemia ( taxa de açúcar no sangue ). Após o diagnóstico o paciente deverá passar por uma série de mudanças e adaptações. É necessário realmente vestir a camisa e levar a vida da melhor forma possível. Abaixo segue algumas dúvidas comuns na população leiga.
1) O diabetes pode se desenvolver de forma assintomática ?
SIM. Os sintomas só aparecem quando a concentração de glicose ( AÇUCAR ) no sangue está muito elevada. Por isso, pessoas com fatores de risco, como obesidade, hipertensão, sedentarismo, histórico familiar da doença, antecedente de diabetes gestacional ou filhos nascidos com mais de 4 quilos, devem fazer regularmente dosagem de glicemia.
2) Evitar açúcar significa controlar o diabetes ?
NÃO. Além de alimentação saudável e atividade física, o controle pode ser feito por meio de medicações orais, para aumentar a produção ou melhorar a ação da insulina, e reposição de insulina, conforme a indicação médica individualizada.
3) Ao engravidar, mulheres que nunca tiveram problemas de glicemia podem desenvolver o diabetes ?
SIM. Mulheres que possuem antecedentes de diabetes na família e nasceram com mais de 4 quilos ou tiveram filhos com mais de 4 quilos podem desenvolver diabetes gestacional com a elevação da taxa de hormônios relacionados à gravidez, que dificultam a ação da insulina. O distúrbio aumenta o risco de complicações para a mãe e o feto, mas pode ser prevenido com orientação nutricional e atividade física para controle de peso, conforme recomendação individualizada do ginecologista, endocrinologista e nutricionista.
4) O excesso de glicose faz com que o diabético tenha muita sede?
SIM. A alta quantidade de glicose faz com que o sangue retenha mais água das células, por meio de um fenômeno chamado osmose. Sem água, células e tecidos ficam desidratados, aumentando a necessidade de reposição de líquidos. Quando altas taxas acontecem, notaremos no paciente: muita sede, fome e aumentaremos o número micção ( ato de urinar ). Consequentemente iremos perder rapidamente peso.
5) A disfunção sexual em diabéticos está ligada ao uso de insulina?
NÃO. Ao contrário; a insulina quando necessária, controla o diabetes, evitando complicações. Em geral, a impotência em pessoas com diabetes está ligada ao descontrole da doença.
6) Diabetes é contagioso ?
NÃO. O diabetes não passa de pessoa para pessoa. É preciso acabar com essa discriminação de que o diabético não pode ter emprego, amigos e vida social. O que acontece é que, em especial no tipo 1, há uma propensão genética para se ter a doença e não uma transmissão comum. Temos exemplos de mães diabéticas que tem filhos totalmente saudáveis.
7) Diabéticos podem ingerir mel, açúcar mascavo e caldo de cana sem problemas ?
NÃO. Apesar de naturais, estes alimentos tem açúcar do tipo sacarose, maior vilã dos diabéticos. Pode-se consumir, mas ele deve ter noção de que não poderá abusar e compensar com equilíbrio na dieta.
8) É permitido ingerir bebidas alcoólicas rotineiramente ?
NÃO. Normalmente o consumo de bebidas alcoólicas poderão ocasionar uma baixa abrupta na taxa de açúcar no sangue ( hipoglicemia ). Esta queda é acrescida porque o paciente já faz uso de medicamentos via oral ( comprimidos ) e a insulina, que abaixam ainda mais a glicose no sangue.
9) Posso abusar do chocolate diet ?
NÃO. Embora seja uma opção aos diabéticos, esta guloseima não deve ser consumida em excesso pois possui significativa quantidade de calorias. O diabético precisa controlar a ingestão de carboidratos em geral, e não apenas do açúcar. Assim, produtos isentos de açúcar podem ter carboidratos ( doces, cereais, pão, arroz, cereais, massas, aveia, centeio e cevada ).
10) Adoçante faz mal a saúde ?
NÃO. A quantidade máxima de adoçante que um indivíduo pode consumir por dia é muito alta. Por isso, eles são considerados seguros.
Portanto Amigo(a), vale o que eu tenho apontado para o que é de melhor: manter a forma praticando atividade física regular ( sua disposição e humor será outro ), dieta balanceada e exames + consultas periódicas.
Vida longa com qualidade !
Abraço Fraternal
Dr. Jader Luiz Araújo Godinho
CRM 64558-SP