Recebemos o resultado de mais um exame laboratorial (positivo) de DENGUE em nosso município, de residente na COHAB. A equipe do Núcleo de Controle de Vetores iniciará amanhã (sábado) as atividades de bloqueio mecânico (eliminação de criadouros) na área.
Nos últimos dias, os agentes encontraram inúmeros focos de mosquito Aedes aegypti em residências, terrenos baldios ( sem a devida manutenção de limpeza), no cemitério, nos depósitos de material de reciclagem.
A chuva tem prejudicado bastante o trabalho de campo dos agentes.
Solicitamos aos nossos munícipes que efetuem a retirada das águas paradas em suas residências e serviços. Devemos permanecer em estado de alerta e vigilância.
Resumindo: já foram investigados e pesquisados 6 (seis) casos suspeitos de DENGUE e tivemos a confirmação laboratorial de 2 (dois) casos de Dengue. Os dois casos são autóctones, sendo um na Vila Christoni e um na COHAB.
"LOCAIS PERIGOSOS": PRINCIPAIS LOCAIS COM CONDIÇÕES IDEAIS DE TER INÚMEROS CRIADOUROS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI:
1. Borracharias: com pneus a céu aberto;
2. Ferros velhos: a céu aberto;
3. Depósitos de material de reciclagem: a céu aberto;
4. Cemitério: flores plásticas e vasos de plantas sem orifícios para escoamento de água;
5. Terrenos baldios sujos: com mato, lixo, entulhos, etc.
6. Quintais de residências "abandonadas" e/ou fechadas (sem moradores)
OBS: Serviços públicos e instituições/entidades (Ex: escolas, faculdades, rodoviária, hospitais, Fórum, etc.): não devem ter nenhum potencial criadouro de AEDES, pois o risco será enorme, devido a circulação diária de grande número de pessoas nesses locais.
O QUE PODE OCORRER COM PESSOAS/PROPRIETÁRIOS QUE NÃO PROCEDEM A LIMPEZA DE SEUS SERVIÇOS QUINTAIS E TERRENOS?
Todas as pessoas são responsáveis pela manutenção da limpeza e ordem de seus serviços, quintais e terrenos e, portanto se não cumprirem com suas obrigações estarão desrespeitando as Legislações Sanitárias e o Código de Posturas Municipal, sendo passíveis de serem notificadas, autuadas e multadas.
Além de autuação e multa os serviços que não estiverem com suas instalações físicas dequadas poderão ser interditados. A legislação sanitária será cumprida para preservar o bem estar e saúde da coletividade.
Fonte: Lúcia Yassue Tutui Nogueira; Lília Sionéia Béccheri; Secretária Municipal de Saúde; Diretora de Vigilância Epidemiológica