Unimed Notícias

Como lidar com a correria típica de dezembro?

Comprar presentes para amigos e familiares; encarar os shoppings lotados; driblar as disputas pelas vagas de estacionamento; escolher os pratos e aperitivos que serão servidos nas festas; conseguir horários no salão de beleza; pensar nas roupas para a confraternização da empresa, para a ceia de Natal e para o Réveillon: o fim do ano mais parece uma maratona. A época tem tudo para disseminar o estresse e deixar os nervos de qualquer um à flor da pele.

Manter “a mente quieta, o coração tranquilo e a espinha ereta”, como recomenda o compositor Walter Franco é tarefa árdua. Com tantos afazeres, a vontade de jogar tudo para o alto e dormir até janeiro pode ser muito tentadora. Mas como o mundo não irá acabar no dia 21 de dezembro e ainda restarão os “compromissos” com o Natal e o Réveillon, organização é a palavra de ordem. Para driblar a correria, otimize seu tempo: eleja prioridades e tenha foco.

Confira algumas dicas:

>>> Antes de ir às compras, pense nas preferências das pessoas que você presenteará. Para facilitar, elenque três opções de presentes. Pelo menos uma das escolhas você encontrará disponível nas vitrines. Evite o movimento intenso: aproveite o horário estendido do comércio e vá às lojas nos horários alternativos.


>>> Reserve um tempo especial para pensar na ceia de Natal, nos pratos que serão servidos no Réveillon e nas bebidas. Faça um check list e confira se todos os ingredientes já foram comprados. Se você encomendará a alimentação, tenha o cuidado de não experimentar pratos novos e fornecedores nessas ocasiões. Arriscar pode ser perigoso.

>>> Encontre um espaço na agenda para experimentar com antecedência as roupas que serão usadas nas festas. Não deixe para prová-las na última hora, minutos antes de os convidados chegarem ou de você sair de casa. Antecipe-se, combine os looks dias antes dos compromissos e verifique se há alguma peça que ainda precisa ser comprada.

>>> E claro, conscientize-se que dezembro é realmente um mês que acumula tarefas e deveres. Repire fundo e tente seguir contrafluxo: se todos estão indo para lá, pegue o caminho oposto. Tenha em mente que a canseira vale a pena: as festas de fim de ano são uma oportunidade para rever amigos e estar ainda mais próximo dos familiares. Preparar-se para ela pode ser uma só uma questão de organização.

 

Autora: Francine Cadore

Fonte: Unimed do Brasil