Unimed Notícias

"Comer Bem"

Uma boa parcela da população entende que comer bem é “matar a fome”. A refeição balanceada as custas de carboidratos, proteínas, gorduras e minerais, contribuem e muito para uma vida mais saudável e com menor probabilidade de acometimento do câncer. Ressaltamos aqui que o consumo de dieta rica em fibras é de fundamental importância; citamos as frutas, verduras, legumes, cereais e aveia. Boa dica é diminuir a carne vermelha e aumentar o peixe e o frango; não esqueçamos também de diminuir as gorduras ( carne “gorda”, queijos amarelos, creme de leite, gema de ovos entre outros ). Evitar os já famosos e calóricos açucares em geral é fundamental.
  Fala-se muito nos antioxidantes e radicais livres, mas pouco sabemos o que são e como atuam. Em poucas palavras procuraremos resumir a importância dos mesmos no dia-a-dia. Primeiramente, precisamos saber o que são os temidos radicais livres. Os chamados radicais livres são moléculas que ficam “soltas” em nosso organismo, o que acaba levando essa molécula a entrar em nossas células, causando a oxidação da mesma. Ou seja, os radicais livres lesionam ou até matam nossas células. Essas lesões podem levar ao envelhecimento precoce e até mesmo à várias patologias como doenças do coração, inflamação nos vasos sanguíneos, diabetes e até mesmo o câncer.
  Não existe uma maneira de não produzirmos radicais livres, já que nós o produzimos até quando respiramos ou praticamos atividades físicas, portanto o consumo dos chamados antioxidantes é a principal maneira de nos prevenirmos contra a ação das moléculas de radicais livres. Os antioxidantes atuam em diferentes formas contra os radicais livres. Dentre os principais alimentos fonte de antioxidantes estão as frutas, legumes e verduras. Os antioxidantes encontrados na dieta e suas fontes são:
 
1) B-caroteno: presente em alimentos de cor amarelo, laranja e vegetais verdes escuros, como mamão, cenoura, abóboras, mangas, pêssegos, espinafre, couve, chicória, agrião.
2) Vitamina C: laranja, limão, abacaxi.
3) Vitamina E: gérmen de trigo, sementes de girassol, nozes, amêndoas, avelãs, e também encontrado em couve, abacate, alface, espinafre, carnes magras e óleos vegetais ( girassol, soja e milho ).
4) Flavonóides: sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja.
5) Catequinas: chás, como o chá verde ou o chá preto.
6) Carotenóides e Vitamina A: Os carotenóides são encontrados em legumes e frutas de cor laranja e vermelhas. Vitamina A o caju, pêssego, acelga, escarola, abóbora, espinafre etc.
7) Licopeno: tomate, melancia e goiaba.

FUNÇÕES DOS ANTIOXIDANTES

  Estudos indicam que a Vitamina C possui efeito protetor contra danos causados pela exposição a radiações e medicamentos, também é atribuído a vitamina C o papel de protetora contra o desenvolvimento de tumores.
A vitamina E pode impedir danos causados por radicais livre associados a doenças específicas como artrite ou catarata.
 A vitamina A tem apresentado ação preventiva contra vários tipos de câncer como o de mama, estômago, bexiga e pele, e juntamente com a vitamina C pode prevenir o câncer retal ou de cólon.
Os flavonóides são responsáveis por “eliminar”os radicais livres do nosso organismo e também estão associados a prevenção de doenças cardiovasculares. O licopeno é o principal flavonóide encontrado em nossa alimentação e é bastante associado a prevenção de vários tipos de câncer.
As catequinas podem ser benéficas para algumas doenças como o diabetes tipo 1, cardiopatias e infecções virais.
 Os alimentos ricos em antioxidantes mostram que uma dieta variada é importante para a manutenção da saúde do nosso organismo.
Óbvio que não esqueçamos de beber boa quantidade de água, abolir o fumo, não exagerar na bebida alcoólica e principalmente praticar atividade física regular.
Vida “longa” e saudável para todos nós.
 
Abraço Fraternal.
Dr. Jader Godinho