É relativamente raro antes dos 35 anos de idade, embora em mulheres mais jovens tem crescido gradativamente por todo o mundo. Acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres.
No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres, superando as doenças cardiovasculares. Cerca de 30 mulheres morrem por dia no país. O número de casos de câncer dobrou do ano de 1975 para o ano de 2000. A expectativa é que duplique até 2020. As principais causas estão ligadas ao envelhecimento, sedentarismo e obesidade. Outro fator decisivo é o diagnóstico TARDIO. O câncer de mama, em fase inicial, geralmente não causa dor. Porém, à medida que cresce, ele pode proporcionar algumas alterações. Na maioria das vezes o primeiro sinal do câncer de mama é um pequeno nódulo (caroço) no seio. O nódulo é geralmente indolor e pode crescer lenta ou rapidamente.
Atenção para esses sinais de anormalidades:
• Aparecimento de um nódulo ou de um espessamento da mama ou próximo a ela ou ainda na região da axila.
• Alteração no tamanho ou na forma da mama.
• Alteração no aspecto da mama, auréola ou mamilo.
• Saída de secreção pelo mamilo, sensibilidade mamilar ou inversão do mamilo para dentro da mama.
• Enrugamento ou endurecimento da mama (a pele de mama adquire um aspecto de casca de laranja).
Aprenda a conhecer a aparência e a forma de suas mamas. Aprenda a fazer o auto-exame; o auto-exame deve ser feito mensalmente. Se você ainda tem menstruações faça o exame uma semana após acabar o fluxo. Se você não tem mais menstruações marque um dia do mês, por exemplo, dia primeiro, e faça o exame sempre neste dia.
Além do auto-exame mensal; o exame médico pelo menos uma vez ao ano; exames ginecológicos anuais e uma mamografia antes de chegar aos 40 anos de idade, preferencialmente entre os 35 e 39 anos são ESSENCIAIS. Depois dos 40anos deverá fazer a mamografia a cada 1 ou 2 anos, de acordo com a recomendação do seu médico. A partir dos 50 anos, você deverá fazer uma mamografia a cada ano. História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. Entretanto, o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama. Lembre sempre das boas práticas de uma vida saudável: alimentação balanceada, atividade física e moderação de bebidas alcoólicas.
Portanto não deixe de consultar o seu médico regularmente e submeter-se a mamografia conforme orientação.
O diagnóstico PRECOCE mutila menos e cura mais.
Existe muita VIDA depois do câncer de mama!
Abraço FRATERNAL
Dr. Jader Luiz Araújo Godinho
CRM 64558-SP