Unimed Notícias

Campanha convoca sociedade a apoiar mulher que amamenta e incentiva o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses do bebê

         02 Agosto 2011 - Em virtude da Semana Mundial da Amamentação, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria lançaram uma campanha com o tema “Apoie a mulher que amamenta. Seja um amigo do peito”. Um dos objetivos da iniciativa, este ano, é chamar a atenção para a importância da mobilização social em favor das mães, para que elas tenham condições de amamentar seus filhos. A Semana Mundial da Amamentação ocorre de 1 a 7 de agosto.
         A campanha também incentiva o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê, o que é uma recomendação da Organização das Nações Unidas (OMS). Dados de 2008 do Ministério da Saúde mostram que o tempo médio de aleitamento materno exclusivo no Brasil é de 54 dias.
Benefícios                                                                                                     O aleitamento materno é benéfico tanto para a mãe quanto para o bebê, pois, além de fortalecer o vínculo natural entre a mãe e a criança, ainda é, de acordo com o Ministério da Saúde, a intervenção mais econômica e eficaz para diminuir a morbimortalidade infantil. Confira outros benefícios que a amamentação proporciona:
·         Ajuda a proteger o bebê de doenças como diarreias e alergias;
·          nutre a criança, sendo o leite materno o único alimento necessário nos primeiros seis meses de vida. Após esse período, é necessário incluir outros alimentos à dieta do bebê e manter o leite materno até os dois anos ou mais;
·         ajuda o útero da mãe a recuperar seu tamanho normal após o parto e a diminuir o risco de hemorragia e anemia;
·          ajuda a mãe a perder peso mais rapidamente após o parto.
 
Fonte: Porta Nacional de Saúde: http://www.unimed.com.br/