Unimed encerra festival de basquete feminino do centro-oeste paulista
Formato jamboree foi um sucesso
Nesse domingo, 9 de setembro, a Unimed Centro Oeste Paulista encerrou o Festival Unimed de Basquete Feminino do Centro Oeste Paulista.
Ao todo, 300 meninas de 7 a 15 anos participaram do evento. Essas atletas são meninas do projeto Centro de Treinamento Unimed de Basquete Feminino – CTU, presente em 11 Unimeds da nossa região: Adamantina, Assis, Avaré, Botucatu, Dracena, Regional Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Marília, Ourinhos e Tupã.
O evento, realizado no ginásio do “Monstrinho” em Ourinhos, durante os dias 7, 8 e 9 de setembro, mobilizou quase 500 pessoas, entre médicos, colaboradores das Unimeds participantes do projeto, prefeitura municipal e equipes de apoio e organização. A cidade anfitriã preparou ainda uma surpresa para a abertura com a participação de mais 300 meninas. “Ver esse ginásio cheio de crianças é uma emoção indescritível” – diz Dr. Péricles Taqueshi Otani, presidente da Unimed Centro Oeste Paulista.
Nesse ano, o festival foi realizado em formato jamboree, inédito em todo o Brasil e no qual a Unimed, em uma jogada ousada, emprestou a técnica do escotismo para fazer um “mix” das atletas de diversas cidades.
Dr. Guilherme Pupo Ferreira Alves, diretor de marketing e mercado da Unimed Centro Oeste Paulista, explica que “a idéia principal é mesclar as equipes com as atletas de várias Unimeds”. Simone Biguetti, coordenadora técnica do projeto na região, complementa: “O sistema do jamboree foi escolhido porque é uma forma de estimular a aproximação entre as atletas das diversas Unimeds da região e eliminar o clima de rivalidade entre as cidades, valorizando os aspectos social, recreativo e prazeroso do evento”.
Essa forma de disputa, idealizada pelo técnico do time de Ourinhos e da seleção brasileira de basquete feminino, Paulo Bassul, e executado por Simone foi um sucesso: promoveu a integração entre as atletas das diversas Unimeds que participam do projeto e valorizou o aspecto social do CTU.
Na categoria mini, a equipe que representou a Unimed de Marília foi liderada pela técnica Magali Regasso de Souza, de Vera Cruz, e conquistou o primeiro lugar. A cestinha dessa categoria e do campeonato foi Caroline Fernanda de Oliveira, com 38 pontos, que, no formato “jamboree” representou a cidade de Marília, mas treina no CTU de Tupã.
A equipe que representou a Unimed de Jaú foi liderada pela técnica Élida Gonçalves Souza e conquistou o primeiro lugar da categoria mirim. A cestinha dessa categoria foi Beatriz Camilly Lourenço, com 28 pontos.
Antônio Carlos Barbosa, ex-técnico da seleção brasileira de basquete feminino que conquistou a medalha de prata no último pan-americano, foi o padrinho do evento e serviu de exemplo e incentivo para todas as meninas presentes no evento. Dr. Pupo acredita que a presença do Barbosa no festival “é a verdadeira concretização de um sonho que poderá estimular cada garota presente neste evento a seguir o exemplo de determinação e superação destes grandes esportistas, tanto na quadra como na vida cotidiana”.
Conheça o Centro de Treinamento Unimed
Com base no modelo de sucesso desenvolvido pela Unimed de Ourinhos no Projeto Gente Feliz, a Federação Intrafederativa das Unimeds do Centro Oeste Paulista criou o Centro de Treinamento Unimed – CTU, que oferece apoio financeiro e institucional às demais cooperativas Unimeds da região na prática do basquete feminino como atrativo a meninas carentes de 7 a 14 anos. Paralelamente, o CTU cria as condições necessárias para que estas crianças e adolescentes sejam devidamente inseridas na sociedade com a merecida auto-estima e com melhores condições de competitividade.
As meninas recebem, além de uniformes e materiais esportivos, apoio na formação social através de ciclo de palestras relativas a sociabilização, saúde, cidadania, higiene pessoal, alimentação, sexualidade na infância, alertas contra as drogas e alguns ensinamentos relacionados à família.
“Nós como dirigentes sabemos que a formação dessas crianças é muito importante para o país” – explica Dr. Péricles Taqueshi Otani, presidente da Unimed Centro Oeste Paulista.
A Federação oferece estímulo e facilita o intercâmbio entre os pólos de treinamento mantidos pelas Unimeds da região, através de jogos, torneios e visitas. Além disso, monitora os CTU´s através de relatórios que mensuram o desempenho e freqüência escolar das meninas, quantidade de meninas assistidas em cada projeto, acompanhamento médico e outros. “Os CTU´s investem na qualificação dos profissionais do esporte através de cursos e palestras” – destaca Simone Bighetti, coordenadora técnica do projeto na região.
Hoje, 11 das 13 Unimeds da região Centro Oeste Paulista deram início a esse trabalho. São quase duas mil crianças envolvidas. A busca de parceria com instituições educacionais, comerciais, industriais e até mesmo públicas para auxiliar no desenvolvimento e manutenção deste programa, propiciou um relacionamento maior entre as Unimeds e as forças vivas locais.
Além do patrocínio da Unimed Centro Oeste Paulista, as Unimeds e seus parceiros oferecem estrutura física e recursos humanos necessários para o desenvolvimento do projeto.