Com apoio da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), além do objetivo de promover a inserção social do deficiente visual na sociedade, a Associação Mulher Unimed do Estado de São Paulo (Amusp) promoveu o Concurso Literário Estadual do XXV Simpósio das Unimeds do Estado de São Paulo (Suesp), cujo tema deste ano foi: “O olhar que inventei pra ver a vida”.
Os textos literários feitos por pessoas cegas ou com baixa visão, em forma de prosa ou poesia, foram enviados para a FESP e a aluna da Escola Josefa Navarro, que participa do Projeto Vida Iluminada, da Associação da Mulher Unimed Ourinhos, ganhou em 2° lugar o prêmio do Concurso Literário.
O prêmio será entregue no SUESP (Simpósio das Unimeds do Estado de São Paulo), e a aluna Rosemary Bonito Varela irá buscá-lo, acompanhada das Professoras Maura e Pâmela e pela Diretora do Colégio Josefa Navarro, no dia 09/07, no Guarujá – SP.
Rosemary Bonito Varela, nasceu com surdez e perdeu a visão aos 40 anos. Segue a poesia que fez da aluna, uma das campeãs:
O olhar que inventei pra ver a vida
Eu vejo a vida assim,
Como um sonho sem fim
Cheio de flores e cores
É só você deixar
A imaginação te levar
Que com certeza
Chegará lá
Mesmo sem contar
Com o olhar,
Consigo enxergar
Através do tocar
É assim que consigo sentir
A mais pura emoção
Vendo o sol nascer
Em meu coração
É como conhecer o amor
Não posso vê-lo
Mas sim senti-lo
Na alegria que me contagia
Chegando como brisa
Sem se perceber
Iluminando todo o meu ser
Eu vejo a vida assim,
Cheia de sentimentos,
Momentos em fim
Tudo isso faz parte de mim
Fazendo da minha história
Uma doce poesia,
Com muitas emoções, confusões,
Mas com muito mais alegrias.
(Rosa Iluminada)