A Agencia Nacional de Saúde – ANS é um órgão regulador da saúde suplementar e vem implementando o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar que avalia o desempenho das operadoras.
O Programa de Qualificação da Saúde Suplementar é um convite a todos os atores envolvidos nessa área para a construção de um setor que: seja centrado no usuário; realize ações de promoção à saúde e prevenção de doenças; observe os princípios de integralidade e resolubilidade; tenha uma concepção de inclusão de todos os profissionais de saúde; respeite o controle social; esteja articulado com o Ministério da Saúde (MS) e cujo órgão regulador também se preocupe com a qualificação de seu processo regulatório.
A avaliação da qualidade, das operadoras de saúde que são inscritas na ANS, é realizada pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) que varia de zero a um (0 – 1) e avalia quatro dimensões sendo: 50% desse valor dado para dimensão de qualidade de Atenção à Saúde; 30% pela qualidade de Desempenho Econômico-financeiro; 10% pela qualidade de Desempenho de Estrutura e Operação e 10% pela qualidade de Desempenho da Satisfação dos Beneficiários.
Todos os indicadores usados no IDSS são calculados pelos dados dos sistemas de informações da ANS, enviados pelas operadoras ou coletados pela ANS e de dados de sistemas nacionais de informação em saúde.
Das 1480 operadoras inscritas e avaliadas na ANS e que representam 94% dos beneficiários de planos privados de saúde no Brasil, a Unimed de Ourinhos está entre as 92 Cooperativas Médicas que apresentaram qualificação acima da média, ficando na faixa de 0,60 a 0,79.
Ao divulgar os resultados do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar referentes a 2008, a ANS confirma seus objetivos de não apenas avaliar e classificar o desempenho, mas, principalmente, abrir possibilidades para acréscimos de qualidade à atividade dessas instituições. Com isso, espera-se que as operadoras contribuam para elevar os níveis de saúde dos brasileiros cobertos por planos privados de saúde no Brasil.
A Unimed de Ourinhos prioriza através de seus projetos a qualidade de saúde de seus beneficiários.
Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS e Unimed do Brasil.