Unimed Notícias

17 de novembro. “ Dia Nacional do Combate ao Câncer de Próstata”

CÂNCER DE PRÓSTATA
 
Dia 17 de Novembro é comemorado o “Dia Nacional do Combate ao Câncer de Próstata”. Mesmo sendo uma doença conhecida, muitos homens não dão a devida importância, deixando de fazer os exames preventivos periodicamente. Visando alertar a população, em particular os homens, o PreViv (Programa de Medicina Preventiva da Unimed) da a dica de hoje, com intuito de informar e conscientizar melhor a todos.
 
A próstata é um órgão composto de tecido fibroso muscular liso. Contém inúmeras glândulas e está situada logo abaixo da bexiga. Ela armazena o líquido seminal, produzido nas vesículas seminais que, juntamente com espermatozóides produzidos dos testículos formam o sêmen ou líquido espermático. Sem esse líquido os espermatozódes não viveriam até atingir o óvulo.
 
Ainda não se sabe ao certo o que causa o câncer de próstata. Porém, existem alguns fatores que podem aumentar as chances de os homens desenvolverem a doença. Um deles é o fator hereditário. A existência de um caso em parente direto aumenta em três vezes a possibilidade de desenvolver a doença.
 
A genética também pode ser considerada como uma causa, pois os negros têm uma predisposição maior para a doença, desenvolvendo o câncer de próstata mais cedo e de forma mais agressiva.
 
Algumas pesquisas indicam que uma dieta muito rica em gorduras também contribui para a incidência desse câncer. Um dos maiores desafios em relação ao câncer de próstata é a conscientização de que aos 40 anos ( homens que têm parentes com câncer de próstata) ou aos 45 ( todos os homens) é essencial submeter-se ao exame de prevenção, pois os sintomas só aparecem quando a doença já está em uma fase avançada.

Os principais sintomas são: 
 
Dificuldade e desconforto ao urinar, necessidade de ir várias vezes ao banheiro, principalmente a noite e, ainda, a diminuição do jato urinário.
 
Dor constante na região pélvica, na região lombar ( costas) ou na parte superior das coxas, pois o câncer da próstata, quando em estágio avançado, pode espalhar-se pela bacia, coluna vertebral e outros órgãos.
 
Antigamente os homens com câncer de próstata eram diagnosticados em fases avançadas e com pouca perspectiva de vida. Hoje em dia, com o exame de PSA (sigla em inglês que significa “antígeno específico da próstata) associado ao toque retal, 75 % dos pacientes são diagnosticados na fase inicial da doença, com grandes chances de recuperação.
 
O tratamento mais indicado é a cirurgia (prostatectomia radical), que retira a próstata e vesículas seminais, eliminando o tumor. Há alguns anos, a cirurgia levava a impotência de praticamente todos os casos, hoje caso seja diagnosticada na fase inicial e o paciente tenha até 60 anos, as chances de vida sexual não ser afetada são grandes.
 
Uma outra opção é a radioterapia, indicada em alguns casos, mas que também pode causar impotência. Já nos casos de câncer avançado, a alternativa é a supressão hormonal, com uso de medicamentos ou por cirurgia.
 
Independente da sua faixa etária, todo homem deve procurar um especialista sempre que seu corpo apresentar os seguintes sintomas: dificuldades para urinar ( jato fino e com pouca pressão); sensação de vontade de urinar várias vezes,; ter que forçar para iniciar a micção; ardor e sinais de sangues na urina e quando a se levantar a noite para urinar.
 
A SAÚDE É UM BEM DE TODOS NÓS!!!