Unimed Notícias

12 de Maio, Dia do Enfermeiro

                                                    

12 de Maio, Dia do Enfermeiro

         Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820 na Florença, Itália.No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira. A Enfermagem tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

É muito importante ter em mente que ser enfermeiro é uma missão sublime e edificante que, como ciência, visa o paciente não só no seu aspecto de saúde, mas como um todo: corpo mente e espírito. Ser Enfermeira é ser capaz de levar com a ciência e a técnica, ao ser humano debilitado pela doença, uma palavra de conforto, um gesto de carinho, uma luz que apaga a escuridão da dor e lhe aponta novos caminhos.

A missão do enfermeiro consiste também em educar. Educar conscientizando o indivíduo, a família, a comunidade, de que saúde não é somente estar bem, mas ser capaz de usar adequadamente toda a força vital que possuem e, assim, conquistar, aos poucos, a melhor condição de vida e saúde possível.

O Enfermeiro é um artista, necessita de devoção exclusiva, preparo rigoroso, amor, perseverança assim como a obra de qualquer pintor ou escultor. Entretanto o que é tratar da tela morta ou frio mármore, comparado ao tratar do corpo vivo, imagem de Deus? É uma das artes, e eu diria a mais bela delas. 

Quando possuem estes conceitos em suas mentes tenho certeza que os enfermeiros estão protegidos, afinal este é todo o norte que rege as condutas da sua profissão, possibilitando assim que tenham ações mais acertadas com relação às pessoas que necessitam dos seus cuidados.

Palavras da Enfermeira Cecília Sá Rodrigues Alves, Coordenadora do PreViv e Unimed Lar, que presta sua homenagem juntamente com a Cooperativa Unimed Ourinhos para todos os Enfermeiros e destaca que reconhecendo a importância do papel do profissional de enfermagem, no dia 12 de maio de 2010, as 19:30h, a Unimed de Ourinhos, promoverá uma confraternização entre todos os colaboradores da enfermagem juntamente com uma palestra proferida pela Assistente Social da Cooperativa Viviane Barros.