O dia 11 de outubro foi instituído como o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do problema que vem alcançando, nos últimos anos, proporções epidêmicas no Brasil e no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015 serão 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos. No Brasil, já se enquadra atualmente a obesidade como um problema de saúde pública, atingindo 40% da população e cerca de 15% das nossas crianças já apresentam vestígios de obesidade.
A doença é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genético, psicológicos, comportamentais e ambientais.
Classificam-se como obesos as pessoas que apresentam Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30. O IMC é calculado dividindo-se o peso de uma pessoa pela sua altura ao quadrado. Contudo, a obesidade é um fator de risco para as doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão arterial.
A prevenção do ganho excessivo de peso começa na conscientização da importância, no dia a dia, da prática de atividade física e da adoção de bons hábitos alimentares. Ou seja, o sedentarismo e a alimentação inadequada devem ser evitados em todas as faixas etárias.
Iniciativas como esta são apoiadas pela Unimed Ourinhos que junto com o Previv procura disseminar hábitos preventivos junto a população.