Foi realizado no último dia 26 de novembro, no Teatro Municipal de Ourinhos, o 1º Festival de Tai Chi Chuan e Artes Marciais Chinesas, organizado pelo Mestre Marrera e sua equipe de professores e colaboradores.
Há muito tempo a cidade de Ourinhos vem dando o exemplo de preocupação com a saúde, qualidade de vida e a prevenção de doenças investindo em ações de promoção a saúde da população.
Hoje está ficando comum ver pessoas se exercitando nas praças da cidade, nos parques, nos postos de saúde, etc. Isso é uma amostra da mudança de comportamento das pessoas que cada vez mais reconhece a importância de atividade física para sua saúde.
Uma das atividades físicas que mais vem se desenvolvendo e praticada pela população ourinhense nos últimos anos, tem sido o Tai chi chuan, um exercício chinês que promove o equilíbrio físico e mental, combate o stress e várias patologias.
Este Festival teve por objetivo mostrar todo um trabalho desenvolvido pelo professor de educação física e mestre de tai chi chuan, Aparecido Marrera, que há alguns anos vem divulgando a prática e os benefícios desta ginástica chinesa em nossa cidade, além de promover ainda mais a difusão destes exercícios saudáveis entre a população. Além disso, o Festival também foi uma forma de confraternizar os praticantes e simpatizantes do Tai chi chuan e das artes chinesas neste final de ano.
Foram arrecadados 400 litros de leite que foram doados a RECO- Rede de Combate ao Câncer. Os ingressos se esgotaram dias antes do evento e o teatro lotou para ver as diversas apresentações de Ginástica Terapêutica chinesa, tai chi chuan, artes marciais e a tradicional dança do leão (arte folclórica chinesa).
O cerimonial e as apresentações ficaram a cargo do professor Granja e da Senhora Marilene.
A Dança do Leão, uma arte folclórica chinesa que segundo a tradição trás boa sorte e prosperidade a quem assiste, abriu o Festival e foi realizada pelos professores do Instituto Marrera .
Participaram das apresentações cerca de 120 pessoas divididas em vários grupos: o Projeto “Saúde de Ouro” que é um Programa de Ginástica Terapêutica nas Unidades de Saúde de Ourinhos, implantado desde 2006 e que atende 12 UBS e integra em média hoje 600 praticantes, participou com 90 pessoas; UATI- FIO: Universidade Aberta a Terceira Idade das FIO participou com seu Coral e o Grupo de Tai chi chuan; a Unimed – Previv: Unidade de Medicina Preventiva da Unimed, participou com os grupos de Tai chi chuan e Ginástica Terapêutica; o CSU-3ª Idade com o grupo de Tai chi chuan e Ginástica Terapêutica; o Espaço Cultural Tai Chi com grupos avançados de Tai chi chuan; o Instituto Marrera de Artes Marciais uma entidade fundada em 1992 e que vem difundindo a Cultura e as Práticas Corporais Chinesas em Ourinhos e região participou com os grupos de kung fu e defesa pessoal;o Projeto Jovem Cidadão e Esporte Social da cidade de Canitar com alunos de kung fu.
A realização foi do Instituto Marrera de Artes Marciais, cujo responsável é o Mestre Marrera, que agrade a colaboração dos professores, a participação dos alunos, a presença dos familiares, o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e da Cultura, e também de diversas empresas, entre elas a Unimed de Ourinhos e o PreViv.