Unimed Notícias

Equipe da Unimed Ourinhos expõe em congresso científico sobre neurociências e neurodesenvolvimento

Nos dias 14 e 15 de Outubro, Florianópolis recebeu um dos maiores congressos em Neurociências e Neurodesenvolvimento, o NeuroNews Conference, organizado pela clínica LIFE Neurodesenvolvimento e idealizado por Lisiane Fabris, primeira especialista em Fisioterapia Aquática do país. O evento trouxe atualizações sobre o campo da neurociência, diálogos sobre a atuação da equipe multiprofissional e interdisciplinar e a produção científica para promover o aprimoramento e avanços no cenário de atuação dos profissionais.

Os colaboradores da equipe técnica e terapêutica da Clínica de Atendimento Multiprofissional da Unimed Ourinhos, Polyanna Santiago - Neuropsicopedagoga e Otávio Morales - Aplicador ABA, estiveram presentes no evento e apresentaram o estudo “ABA e a abordagem pedagógica: diálogos sobre a correlação entre os campos de conhecimento para o atendimento de crianças com TEA”. A escolha do evento para apresentação deste trabalho científico se deu principalmente devido ao impacto e relevância deste congresso no cenário clínico e profissional, assim como o grande prestígio dos participantes e palestrantes que puderam comparecer e dividir seus saberes.

O estudo apresentado pelos colaboradores Polyanna e Otávio tem como ênfase a ampliação do campo de atuação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), especificamente aliado a uma perspectiva pedagógica, repensando seu norteamento no horizonte da ética e de aproximações com a realidade da criança, especialmente acerca do processo de aprendizagem. A ciência da Análise do Comportamento visa a aprendizagem e a aquisição e manutenção de habilidades, partindo do interesse da criança e promovendo uma prática prazerosa, construtiva e humana no atendimento.

A aproximação com a área pedagógica, nesse sentido, visa o planejamento de novos espaços que tragam construções efetivas, afetivas e formadoras com as crianças. Assistiram a apresentação grandes nomes do cenário nacional no campo da pesquisa científica da área, sendo estendido o convite para novas produções que visem a continuidade que se baseiem no aporte teórico e possam continuar comprovando a eficácia do ABA dentro de um novo cenário. Ambos relatam que foi com enorme satisfação que puderam compartilhar um trabalho que comunica, norteia e valida a prática cotidiana na equipe multiprofissional, impactando diretamente a qualidade do atendimento no cenário clínico e representando nossa região dentro do contexto científico. Com o apoio conjunto da Unimed de Ourinhos, essa parceria torna-se essencial para a ampliação e o aprofundamento teórico e prático no atendimento das crianças com TEA, além de promover mais uma possibilidade para uma história de sucesso, inclusão e ampliação do serviço dentro do interior paulista e, especialmente, aos beneficiários da nossa cooperativa.